sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Brilho da Generosidade

No meu aniversário deste ano, em março, recebi um torpedo de um amigo que me desejava tudo de praxe, mas surpreendeu-me, ao finalizar, desejando que eu fosse cada vez mais generosa. Nunca alguém, até então, tinha me desejado generosidade. Eu, também, jamais a desejei para alguém. No entanto essa qualidade é tão importante!!! Adorei receber votos de generosidade! Respondi agradecendo e, claro, falando da minha surpresa, da boa surpresa. Eu quero muito ser cada vez mais generosa. Desde então, tenho pensado sobre o que é realmente ser generoso. Esta palavrinha engloba tanta coisa, tantas ações, palavras, sentimentos… A pessoa generosa tem um cuidado genuíno com o outro. A generosidade vem de dentro, ela acontece, por isso não é premeditada. Todavia acredito que podemos desenvolver a generosidade e expandi-la por vários aspectos das nossas vidas e, consequentemente, da vida do outro. É uma conquista que se dá através do autoconhecimento, da atenção plena em nossos pensamentos, palavras, hábitos e repetindo muitas ações generosas até que façam parte do nosso ser. Mas, afinal, o que é ser generoso então? Ouvir com atenção e sem pressa é um ato de generosidade, porque isso demonstra interesse real no outro e é de uma generosidade imensa. Ser cuidadoso ao falar é generoso. Tratar educadamente e de forma gentil o outro, principalmente quando este outro é subalterno, é muito generoso. Ser paciente e tolerante é generosidade. Acolher o outro, às vezes, sem falar nada, num momento difícil, é de grande generosidade. Perceber esses momentos é para quem tem a alma verdadeiramente generosa. Aceitar as diferenças, sejam de religião, opção sexual, pensamentos, etc., é generosidade. Conseguir olhar no outro e incentivar o que ele tem de melhor é bastante generoso. Um sorriso sincero é de uma generosidade ímpar. O sorriso ilumina o nosso rosto e leva um sentimento muito bom ao outro. Eu me impressiono sempre com o poder do sorriso sincero, daquele inesperado por ambas as partes, mesmo entre desconhecidos, irradia uma sensação de alegria e de acolhimento. Doar nosso tempo em algum trabalho voluntário é extremamente generoso. Saber usar o dinheiro não apenas para atender a si, mas, também, para melhorar a vida de outros é generosidade. Ter estima por si próprio, respeitando-se, aceitando, cuidando, fazendo escolhas positivas e rindo de nossas tolices é ser generoso, porque a generosidade precisa começar em nós mesmos, só assim podemos ser generosos com o outro. A generosidade traz com ela um brilho especial. É importante ter consciência que, quando brilhamos, iluminamos o caminho também para o outro. *Sandra Rosenfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário