sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 Coisas que Todos os Clientes Querem

1- Sua avaliação honesta sobre a concorrência. Pode ser contra-intuitivo, mas a grande maioria dos clientes quer informação. E se você pode ser equilibrado e honesto sobre ela, eles vão adorar contar com essa sua avaliação. Afinal, quem é que conhece os competidores melhor do que você? Mas atenção: se demonstrar o mais leve sinal de falsidade, isso vai causar mais mal do que bem à relação. 2- Más notícias. Quando tiver más noticias para comunicar, fale diretamente, pessoalmente e em tempo hábil. Diria mais: esteja preparado para eliminar todos os demais obstáculos de modo a fazer a coisa certa por eles. Más notícias fazem parte do futebol. Acontece. Lide com ela, não se esconda e não balbucie desculpas esfarrapadas. 3- A verdade sobre a sua empresa ou defeitos do produto. É verdade. Você sabe que vão descobrir mais cedo ou mais tarde. Não acha que é melhor descobrirem sobre isso diretamente de você? Encoraje-os a lhes dar um feedback honesto em tempo real, de modo que a ter a chance de lidar com as preocupações deles abertamente. 4- Esteja presente quando necessitarem de você. Disponibilidade em tempo real é tudo hoje em dia. Economiza o tempo deles e isso não tem preço. Esteja presente quando necessitarem de você. Isso vai fazer uma baita diferença. 5- Algo que vai além da obrigação. Uma vez conheci um representante de vendas que saiu do seu papel para conectar dois clientes que tinham interesses comuns. Acabei conseguindo um novo trabalho que mudou a minha carreira como resultado dessa iniciativa. 6- Corte o papo-furado. O tempo é o bem mais precioso hoje em dia: não o desperdice. 7- Facilite o trabalho deles. Você acha que sabe, mas me diga: quando foi a última vez que efetivamente perguntou o que facilitaria o trabalho deles, quais são suas prioridades especificas com respeito ao produto ou serviço que você oferece, o que poderia fazer diferente para ser um melhor fornecedor, ou mesmo o que tira o sono deles à noite? 8- Ofereça-lhes atenção integral. Isso se encaixa em qualquer relação comercial, seja com um cliente, fornecedor, funcionário, par, chefe, etc.: não atenda o telefone ou aceite interrupções quando está em reunião com eles. Também não se distraia facilmente. Apenas preste atenção e ouça quando eles falarem. 9- Pegue o telefone e ligue. Não, não para desperdiçar o tempo deles, nem com tanta frequência que se arrepiem com o simples som de sua voz, e muito menos para jogar papo fora. Mas quando é algo importante para eles, ligar – não enviar uma mensagem – certamente faz a diferença. 10- Agradeça a confiança depositada. Não, não lhe mande um cartão, não envie uma mensagem via nota fiscal, ou lhe compre algo – a não ser que tenham uma longa história e isso faça parte de seu relacionamento. Na próxima vez que o encontrar, olhe diretamente nos olhos e diga-lhe o quanto curte fazer negócio com ele e aprecia cada oportunidade. Angela Lima

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